Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como Escrever Uma Boa Redação


Redação é um conjunto de palavras escritas por meio das quais expressamos pensamentos, opiniões, emoções. Escrever bem é transformar um amontoado de letras e sinais num conjunto correto, coerente, e convincente de ideias. Afinal escrever e saber combinar as palavras, um texto e tão importante quanto a fala, a diferença e que na fala você pode explicar e reexplicar se necessário, já o texto escrito é exigido que ele seja muito bem redigido e bem pensado.
Ao escrever uma redação você tem que ter em mente que o leitor não terá você ao lado para esclarecer as duvidas que aparecerem, então o primeiro passo para escrever uma boa redação é: escrever com clareza. Escrever bem não é encher seu texto de palavras difíceis, períodos e frases complicadas e de ¨grandes¨ e ¨metafisicos¨ pensamentos, o correto é produzir um texto em que as partes sejam bem articuladas entre si e que provoque uma reação no leitor.
É bom que você tenha em mente escrever é uma arte e, mesmo que você não queira ser um mestre, deve fazê-lo bem. E a pergunta é como escrever bem? Escrevendo, e muito... além de ler muito também, para conhecer diversos tipos de escrita e de pensamentos. Obras de grandes escritores, revistas, jornais, toda forma de texto impresso pode ser uma contribuição à formação de suas ideias.
Portanto, escreva, sempre e muito. Isto fará crescer o seu potencial de expressividade. Os três tipos de redação que são trabalhados, propostos em vestibulares e concursos: Narração, Descrição e Dissertação.
Cada tipo possui suas caracteristicas próprias.
Leia meus posts:
http://daianaborges.blogspot.com/2009/06/como-fazer-uma-redacao-dissertativa.html
http://daianaborges.blogspot.com/2009/06/como-fazer-uma-redacao-narrativa.html
http://daianaborges.blogspot.com/2009/06/como-fazer-uma-redacao-descritiva.html
Se você quer ver modelos de redações entre no site: