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sexta-feira, 10 de julho de 2009

Como Escrever Bem Um Texto

¨Não posso escrever enquanto estou ansiosa ou espero soluções porque em tais períodos faço tudo para que as horas passem; e escrever é prolongar o tempo, é dividi-lo em partículas de segundos, dando a cada uma delas uma vida insubstituivel¨.
Clarice Linspector
Escrever e transmitir para outras pessoas nossas alegrias, tristezas, medos, desejos, anseios e posições diante de fatos. Significa passar conhecimentos, informações e, sobretudo, o legado cultural da humanidade.

Uma ideia constantemente difundida, porem errónea, é a de que apenas alguns poucos podem escrever bem. Entretanto, a escrita de qualidade exige treino e dedicação. Os escritores e jornalistas só conseguiram produzir textos com clareza, correção e que despertassem o interesse do leitor após sucessivas tentativas, erros e acertos.

Se adquirirmos algumas técnicas importantes e escrevermos com regularidade,aumentam as possibilidades de produção de textos coesos, claros e coerentes.

As dificuldades na expressão de nossas ideias, em alguns casos, surgem porque não as amadurecemos ainda ou não possuímos informações suficientes para desenvolvê-las. Elas podem ser sanadas pela leitura de obras literárias (como as sugeridas nos vestibulares), de jornais(de modo especial os editoriais) e revistas. Além disso, assistir a bons filmes, peças de teatro, ouvir músicas de qualidade, visitar museus e exposições faz que aumentemos nossos conhecimentos. Estes também podem ser ampliados por meio de conversas com as pessoas, principalmente as mais velhas, que tem muito a ensinar com suas experiências de vida.

Vale reforçar que não se pode acreditar na primeira versão que se houve de um fato. Por isso, é importante comparar as opiniões de jornais diferentes ou mesmo de noticiários de diversos canais. Para adquirir senso crítico, deve-se questionar causas, refletir sobre os efeitos, ligar fatos e observar a realidade.

Os bloqueios e dificuldades em outros casos estão relacionados à ausência de técnicas. Portanto, é necessário aprendê-las e, sobretudo pratica-las. Daí a importância de treino, exercícios e reescrita de textos que precisam ser melhorados. Para tanto, devemos ter força de vontade e dedicação, além de autocrítica (no sentido de detectar os erros e o que pode ser aprimorado).

Ao escrever, é importante pensar num leitor com quem dialogaremos, a fim de que possamos organizar nossas ideias de modo claro. Quando nos lançamos nessa tarefa, devemos preferir a utilização de palavras conhecidas em detrimetro de palavras difíceis ou desconhecidas, que por vezes podem dificultar o entendimento do texto ou comprometê-los.

Como Fornecer Atendimento Com Qualidade Total


O Perfil De Atendimento De Qualidade
Para ter um atendimento de qualidade,a empresa deve ter as seguintes caracteristicas:


  • Credibilidade e Confianbilidade-sua reputação é realmente tudo que você têm no mundo dos negócios. Os clientes devem acreditar em seus bens e serviços, no seu esforço para melhorar o desempenho, assim como no de sua equipe.Se eles não confiarem em você, não comprarão de você.

  • Acessibilidade-os clientes querem disponibilidade de acesso fácil e rápido ao seu sistema de serviços. Eles já tem outro tipo de preocupação. Não torne as coisas mais difíceis para eles, passando-se de um funcionário para outro.Seja acessível e amistoso.

  • Excelência-os clientes acreditam que eles próprios sejam importantes e excelentes e querem trabalhar com excelentes empresas e pessoas. Forneça um excelente atendimento a clientes e você os manterá como tal por muito tempo.

Princípios Para Um Atendimento Eficaz


Apresentamos algumas dicas que não devem ser esquecidas quando formos atender alguém:



  1. ¨Senhor¨ou¨Senhora¨,para tratamentos a pessoas que são mas velhas que e não são da sua intimidade e pode ser usado ¨Você¨ para pessoas que são da sua faixa etária.

  2. Patrão, Diretor, Mulher, Gata, Meu Amor, Meu Bem, Tu, Neguinho, Minha Filha ou outros tratamentos semelhantes JAMAIS DEVERÁS ser usados com pessoas desconhecidas por nós e a quem estamos atendendo,seja pessoalmente por telefone.

  3. Um rosto agradável e com um bom sorriso, é sempre capaz de atenuar muitos problemas.

  4. Imagem Limpa: Unhas, Cabelos, Odor, Semblante... Fazem parte da harmonia, indispensável ao profissional que lida com o publico.

  5. Não permitir que os problemas pessoais, cansaço, insatisfação com o trabalho, desentendimento com algum colega... Seja percebidos pelo cliente.

  6. As roupas das mulheres: Shorts, Decotes Generosos, Saias ou Blusas muito curtas ou transparentes,permitindo a visualização das roupas intimas,devem ser evitadas.

  7. A aparência dos homens: Suor escorrendo, Camisas Abertas até a barriga, Unhas Sujas, Barba por fazer, a forma ¨escachada¨de se assentar... Contribuem para uma péssima imagem da Empresa junto ao publico.

  8. Não ignore o cliente que chega ao salão ou balcão,ou a sua sala,no momento em que você está curtindo um bom papo ou no clímax daquela piada.