Dissertar é refletir sobre as coisas, expor opiniões de maneira que convençamos nosso interlocutor a respeito do que pensamos.
Consiste no modo de produção textual mais exigido nos vestibulares, justamente por ser esta a modalidade que melhor permite avaliar não só o desempenho do aluno quanto à correção gramatical e ortográfica, mas também em relação ao modo de articulação de suas idéias,além da coerência e consistência das mesmas.
Didaticamente, tendo em vista os exames vestibulares de redaçaõ, podemos dizer que dissertar é o mesmo que argumentar.
A argumentação consiste na tentativa de se convencer alguém de algo, por meio da exposição de razões, provas e , sobretudo, de um raciocínio coerente.
A redação dissertativa se estrutura da seguinte forma:
- Intodução: apresenta a idéia central a ser discutida, de modo claro e objetivo. Tal idéia, também denominada tese, norteará a argumentação, a qual deve iniciar-se a partir do segundo parágrafo.
A introdução da redação dissertativa pode ser apenas informativa, relatando informações sobre o tema abordado, não deixando claro que discussão será realizada. No entanto, a introdução mais apropriada para vestibular é a que no paragrafo inicial já define a tese a ser defendida.
- Desenvolvimento: os parágrafos seguintes compõem o desenvolvimento e têm por objetivo comprovar a tese por meio de argumentos. Estes podem ser constituidos de fatos da realidade, dados estatísticos e citações. Faz-se necessário analisar causas, consequências, ligar fatos.
- Conclusão: no último paragrafo deve-se retomar a tese contida no paragrafo inicial sem repeti-la, de modo que finalize o texto. A conclusão não permite o relato de novos argumentos. Pode gerar questionamentos, responsabilizar pessoas ou mesmo apresentar sugestões para a solução dos problemas discutidos.