Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Como fazer uma redação dissertativa


Dissertar é refletir sobre as coisas, expor opiniões de maneira que convençamos nosso interlocutor a respeito do que pensamos.

Consiste no modo de produção textual mais exigido nos vestibulares, justamente por ser esta a modalidade que melhor permite avaliar não só o desempenho do aluno quanto à correção gramatical e ortográfica, mas também em relação ao modo de articulação de suas idéias,além da coerência e consistência das mesmas.

Didaticamente, tendo em vista os exames vestibulares de redaçaõ, podemos dizer que dissertar é o mesmo que argumentar.

A argumentação consiste na tentativa de se convencer alguém de algo, por meio da exposição de razões, provas e , sobretudo, de um raciocínio coerente.

A redação dissertativa se estrutura da seguinte forma:


  • Intodução: apresenta a idéia central a ser discutida, de modo claro e objetivo. Tal idéia, também denominada tese, norteará a argumentação, a qual deve iniciar-se a partir do segundo parágrafo.

A introdução da redação dissertativa pode ser apenas informativa, relatando informações sobre o tema abordado, não deixando claro que discussão será realizada. No entanto, a introdução mais apropriada para vestibular é a que no paragrafo inicial já define a tese a ser defendida.



  • Desenvolvimento: os parágrafos seguintes compõem o desenvolvimento e têm por objetivo comprovar a tese por meio de argumentos. Estes podem ser constituidos de fatos da realidade, dados estatísticos e citações. Faz-se necessário analisar causas, consequências, ligar fatos.

  • Conclusão: no último paragrafo deve-se retomar a tese contida no paragrafo inicial sem repeti-la, de modo que finalize o texto. A conclusão não permite o relato de novos argumentos. Pode gerar questionamentos, responsabilizar pessoas ou mesmo apresentar sugestões para a solução dos problemas discutidos.

Como fazer uma redação descritiva


Descrever é representar por meio de palavras pessoas ou objetos e suas caracteristicas.A descrição,diferentemente da narração,busca apreender um momento estático da realidade e relatá-lo após cuidadosa observação.A ordem do que é descrito, portanto, pode ser alterada sem prejuizo a redação,ja que a mesma se caracteriza pela estaticidade.

Enquanto na redação narrativa há predominância de verbos de ação, na redação descritiva são empregadas com mas frequencia os verbos de ligação,que indicam estado,tais como ser,estar,ficar.Os substantivos e adjetivos tambem são muito utilizados.

A descrição literaria não deve ser minuciosa, detalhada, mas trabalhar com a busca de traços particularizantes do objeto descrito. Álem disso, o leitor deve captar as impressões despertadas pelo texto por meio dos sentidos.

A redação descritiva pode ser:


  • objetiva: mais detalhada, relata o que foi observado no mundo exterior. A linguagem é direta, sem figuras e literarias.

  • subjetiva: mas sugestiva, relata o que pareceu ter visto. A linguagem é figurada e adquire varios sentidos.

Shake emagrecedor caseiro


Para você que quer emagrecer, ou continuar em forma, veja a receita deste shake emagrecedor caseiro, ele é digestivo o que faz seu intestino regularizar, tira a ansiedade, rico em ómega 6, super saudável.

Receita:
01 copo de leite desnatado
01 colher de sopa de aveia
01 colher de sopa de linhaça
E uma fruta de sua escolha, de preferência mamão, ameixa preta, ou banana.

Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador não precisa adoçar, pode ser tomado a qualquer hora.

Chá verde e seus beneficios


As virtudes medicinais do chá são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. E isso está acontecendo com o chá verde (também conhecido como banchá), considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Também está comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do câncer, já muito divulgadas atualmente, vêm do fato de que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia.

Pesquisadores acreditam, ainda,que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. E como se não bastasse, comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Os princípios curativos e regeneradores da Camellia sinensis enriquecem os cosméticos que prometem recuperar o viço da pele e dos cabelos. Tanto que as indústrias de cosméticos incluem os extratos das folhas em fórmulas de produtos como cremes e loções. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.
E para e pele mais um benefício: por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Na edição de 3 de março de 2004, a Revista Veja publicou uma matéria anunciando a mais recente novidade que aumenta a lista de benefícios do chá verde. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol. Segundo a revista, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B, aqueles responsáveis pelo vermelho-pimentão. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumentaria a proteção contra o câncer de pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
A planta, como ela é...
Planta perene, do tipo arbustiva, a Camellia sinensis pertecente a família das Teáceas (Theacea). Originária do sudeste asiático, a planta produz economicamente por mais de 50 anos. No Brasil o arbusto é cultivado principalmente na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, onde é utilizado para fazer chá preto.
A propagação da planta se dá preferencialmente pela via vegetativa, ou seja, por meio de estacas. A estaca para reprodução deve possuir uma folha desenvolvida e sua respectiva gema auxiliar com 3 a 4 cm. A extremidade do ramo deve ser cortada em bisel, isto é, na diagonal.
As folhas mais jovens e os gomos da Camellia sinensis - parte da planta utilizada na produção do chá comercial - são cobertos por uma fina cobertura branca e sedosa, semelhante a uma penugem que, mais tarde, desaparece. Ao que se sabe, é esta cobertura que dá origem ao nome pelo qual é conhecido o gomo terminal: "pekoe", da palavra chinesa pak-ho, que significa cabelo ou penugem.
As flores da planta são pequenas, brancas, geralmente com 4 ou 5 pétalas, aromáticas e aparecem nas axilas das folhas em grupos de 2, 3 ou 4. O fruto é uma cápsula com 2 ou 3 cm de diâmetro. Dada a grande dispersão que a planta sofreu desde o início do seu cultivo até aos nossos dias e a livre hibridação entre os vários tipos geográficos, não tem sido fácil para os botânicos a descrição das variedades existentes.
E para quem pretende saborear esta bebida que já esta sendo considerada medicinal, vale lembrar: até a simplicidade do chá não dispensa alguns pequenos cuidados especiais. Recomenda-se guardá-lo bem acondicionado em local fresco e seco e, na hora do preparo, passar água fervente no bule e nas xícaras Para o chá verde, especialistas aconselham que a água esteja um pouco abaixo da fervura e, de preferência, nada de acrescentar açúcar. Preparar a bebida é simples: faça uma infusão com uma colher de sopa rasa da erva para cada xícara de água "quase" fervente.